A habitação existente, integrada num conjunto de casas típicas de pescadores, em frente ao mar, encontrava-se em avançado estado de degradação, pelo que se optou pela demolição integral mantendo-se apenas a fachada e alinhamentos existentes. O desenho de fachada manteve o mesmo princípio de aberturas mas reformularam-se as proporções e revestimentos: a parede rebocada inicialmente deu lugar ao azulejo artesanal, uma referência constante neste tipo de construções.
Um pátio faz a transição entre a rua e o espaço interior. No momento de entrada, um segundo pátio localizado a nascente funciona como pano de fundo, que nos conduz até à sala de jantar e cozinha, com pé direito duplo, deixando para segundo plano o hall de distribuição de acesso aos quartos. Aqueles espaços articulam-se directamente com a sala de estar através da escada. O tecto assimétrico direcciona-nos ao piso superior e à varanda com vista para o mar.
Uma das premissas iniciais do cliente era a utilização da cor no interior. Transferimos a cor para os pátios e fachada, de modo a tirar partido da sua reflexão para o interior.